A procuração pública, ou mandato é o ato pelo qual o interessado (chamamos outorgante) nomeia alguém de sua plena confiança como procurador para praticar determinados atos em seu nome como por exemplo a movimentação de contas, compras e até assinaturas de contratos.

Este documento, pode ter validade ou não, vai depender de como foi escrito pelo outorgante, mas como é um ato baseado na confiança, poderá ser revogado a qualquer tempo.

Como é feita a procuração pública?

O interessado, chamado outorgante, deverá comparecer ao Cartório do 3º Ofício de Notas de Dourados, com seus documentos pessoais, dizer ao escrevente que deseja nomear alguém de sua confiança como procurador, para que este pratique determinadas funções em seu nome. De posse de um documento redigido pelo outorgante e conferidas as assinaturas, o escrevente autêntica a procuração.

É muito importante que esta pessoa seja da mais inteira confiança, pois poderá a partir daí assinar pela pessoa.

Quais documentos são necessários para fazer uma procuração?

  • Comparecer o interessado com seus documentos originais (RG ou Carteira de Habilitação nova e com foto e CPF).
  • Caso seja o interessado tiver até 15 anos, deve comparecer apenas seu pai ou sua mãe com seus documentos originais (o menor não precisa vir).
  • Se o interessado tiver entre 16 ou 17 anos, deve comparecer acompanhado de seu pai ou de sua mãe para assisti-lo, todos com seus documentos originais.
  • Trazer a qualificação completa do procurador: nome completo, nacionalidade, estado civil, profissão, nº. do RG, nº. do CPF e endereço.

Você também pode encaminhar a procuração através dos serviços online do Cartório do 3º Ofício de Notas de Dourados. Basta acessar o formulário, preencher os dados solicitados e um dos escreventes entrará em contato para marcar dia e hora ideal para o seu atendimento.